O óleo essencial de Eucalipto é um produto natural, 100% puro e sem conservantes.
Produto Vegano – livre de testes em animais e ingredientes de origem animal.
Não possui em sua composição: Parabenos, Sulfatos, Corantes, Silicone ou Essências artificiais.
Nota Aromática: Alta.
Aroma: Herbal.
Indicação Terapêutica: Descongestionante respiratório. Ajuda no combate da tosse, resfriado, rinite, sinusite. Trabalha o foco e a clareza mental para definir metas.
Uso Cosmético: Repelente de insetos e bactericida.
Mistura-se bem com: benjoin, coriandro, junípero, lavanda, limão, capim-limão, melissa, pinho e tomilho.
Embalagem
Vidro âmbar contendo 10 ml de óleo essencial com gotejador.
Tipo de Extração
O Óleo Essencial de Eucalipto globulos é extraído das folhas da Eucalyptus globulus pelo processo de Destilação à vapor.
Sinônimos: Eucalyptus.
História da Planta
No século XIX, sua madeira foi muito apreciada na fabricação de quilhas de alguns navios, também ficou conhecida por drenar solos de algumas regiões pantanosas da África, Américas, Europa meridional e Índia. O explorador e botânico Barão Ferndinand von Muller sugeriu, no século XIX, que a fragrância da árvore provaria ser anti-séptica. O governo francês enviou sementes para a Argélia na década de 1850, e muitas regiões pantanosas e insalubres se tornaram secas e saudáveis. O nome eucalyptus – as partículas eu e kalyto de origem grega significam bem e coberto, em referência aos estames cobertos – ou o botão da flor antes da floração, e globulus significa “bola pequena”, em alusão ao formato do fruto que lembra um gomo. O eucalipto também tem sido chamado de árvore da febre da Austrália.
Os nativos do norte da Austrália preferiam, em geral, a árvore da Melaleuca (tea tree) devido ao seu óleo essencial ser mais rico em propriedades curativas.
O óleo essencial foi destilado pela primeira vez na Austrália em 1788, pelo cirurgião-geral da colônia, Dr. John White. A árvore é em geral conhecida como “gomífera azul da Tasmânia”. O interesse internacional pela árvore surgiu em virtude de seu rápido crescimento e por ela usar uma grande quantidade de água, sendo assim capaz de converter pântano em terra arável. Provavelmente por ter esse processo, destrói o campo fértil para o mosquito da malária. No século 19 a narvore ganhou reputação de ser capaz de eliminar um local de “miasma” ou “febre”, quando a fonte da malária ainda não era conhecida. Daí o nome “árvore da febre”.
Aspectos Botânicos
Eucalyptus globulus Labill. (do latim globulus, um pequeno botão, referência à forma do opérculo do fruto), conhecido por eucalipto-comum ou eucalipto da Tasmânia, é uma espécie florestal de folha perene, pertencente ao gênero Eucalyptus, da família Mirtácea, de crescimento rápido, capaz de produzir árvores de 30 a 55 metros de altura ( um exemplar existente na Tasmânia tem 90,7 metros de altura). Originária da Austrália , a espécie é hoje uma das árvores mais amplamente cultivada em florestas de produção, principalmente para fabrico de pasta de papel e para queima, e a mais expandida das cerca de 600 espécies que integram o gênero Eucalyptus. A área de ocorrência natural da espécie inclui a Tasmânia e o sul do Estado de Victoria (Austrália). Ocorre ainda em áreas isoladas como as ilhas King e Flinders, ambas no Estreito de Bass, e nos cumes You Yangs. A flor do eucalipto glóbulos, foi proclamada a 27 de novembro de 1962 como emblema do estado da Tasmânia.
É uma árvore de grande dimensão, de tronco erecto e esguio, com ramificação apenas na parte terminal, formando uma canópia esparsa e irregular a grande altura. O tronco é recoberto por um ritidoma cinzento-claro, liso, que tende a soltar-se espontaneamente, libertando longas tiras que, ao secar, ficam acastanhadas e se enrolam sobre si, ficando pendentes dos troncos por grandes períodos.
A madeira é esbranquiçada, com pouco cerne, muito rica em água quando verde, formada por longas fibras, fissurando e contorcendo-se durante a secagem. Ao quebrar produz longas falhas aguçadas, ligadas entre si por fortes fibras relativamente flexíveis. Quando cortada, a planta regenera-se rapidamente.
Folhas persistentes, coriáceas, lanceoladas, opostas, com 15-35cm e em geral cobertas por glândulas oleíferas; flôres pouco vistosas, de 4cm de diâmetro, solitárias ou em grupos de 2-3, são esbranquiçadas ou cremosas, que quando utilizada por colmeias produz um mel com sabor e odor característicos; aparece normalmente na primavera. Os frutos são cápsulas lenhosas com 1,5-2,5cm de diâmetro, reproduzindo a forma do botão da flor; cada fruto contém numerosas sementes minúsculas, que são liberadas através de 3 à 6 válvulas que se abrem no topo do fruto quando a maduração.
Principais Compostos
Composto principalmente por cineol (65 – 85%) o eucaliptol (óxido terpenico) em uma concentração de 70-80%. Também por monoterpenos – (alfa (10,66%) e beta-pineno (0,18%); limoneno; para-cimeno; alfa-filandreno (0,09%), canfeno e terpineno), os sesquiterpenos – (aromadendreno (1,63%), alloaromadendreno, globulol (5,33%), epiglobulol (0,80%), eucaliptona, ledol e viridiflorol), com alguns componentes minoritários – tipo aldeídos (citronelal) e cetonas (cineol). O óleo essencial tem um pico máximo nas folhas basais e os brotos, o cineol aumenta com a idade da folha e alcança seu máximo nas folhas adultas; o aldeído dá um odor desagradável por esse motivo se purifica.
Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de plantas de diversas partes do mundo. Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. Desta forma, podem existir variações em seus aromas e compostos.
Modo de Uso dos Óleos Essenciais:
Aromatizador (aproximadamente 15 gotas).
Banho (20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal).
Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água).
Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água).
Massagem (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal).
Óleo para rosto (1 gota em 1 colher de sopa de carreador).
Cabelos (1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo).
Uso tópico (5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal).
Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos.
Devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.
A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.
Aromas para melhorar o seu dia. Aromas para tornar o seu dia a dia mais agradável e produtivo. Trabalhamos com óleos essenciais, difusores pessoais, colares aromáticos, pingentes, aromatizadores, incensos, essências, sachês, entre outros produtos ligados à Aromaterapia, seja ela direta ou complementar. Clique e saiba mais.